Secretários de Saúde dos 17 municípios que compõem o Condersul (Consórcio de Desenvolvimento das Regiões Sul e Sudoeste do Estado de São Paulo) participaram nesta sexta-feira (19) de uma audiência virtual para debater sobre a padronização dos protocolos e procedimentos para o enfrentamento da pandemia do Coronavírus na região.
A reunião foi coordenada pelo Secretário-Executivo do Consórcio, Nelson Milan Elias, e teve a participação do médico e deputado federal Vitor Lippi (PSDB-SP), que fez uma análise da evolução dos casos na macrorregião de Sorocaba. Segundo ele, o momento é de “interiorização” da doença com aumento significativo da curva de contaminação nos municípios do interior do Estado.
“A preocupação é grande por que sabemos que Sorocaba tem poucos leitos e o quadro atual é de cem por cento de lotação. Casos novos terão de ser levados para Itapevi e São Paulo, pelos menos até a criação de novos leitos de UTI hospitalar”, explicou o parlamentar.
Segundo Lippi, o governo do Estado está propiciando a criação de 40 novos leitos na cidade e isso deve amenizar o número de ocupações.
De acordo com informações publicadas no jornal O Estado de SP, a taxa de ocupação de leitos de UTI para a Covid-19 nos três hospitais públicos de Sorocaba subiu de 70% no dia 1º de junho para 95% nesta quarta-feira (17), quando foram confirmados 219 casos de coronavírus.
Para a Assessora Técnica Valéria de Araújo Machado, do Grupo de Vigilância Epidemiológica 32 – Itapeva, os municípios estão colhendo os frutos da adoção de políticas mais rigorosas de isolamento, mas há que se considerar o aumento dos casos. “Não se trata de aumento exponencial, mas devemos nos preocupar e manter a vigilância para não chegar a essa situação. O que vai fazer nossa região enfrentar essa pandemia de maneira menos sofrida é a prevenção e o diagnóstico precoce”, ressaltou.
Já o município de Capão Bonito vem se destacando pelo aumento da curva de novos casos da doença. A secretária municipal de Saúde, Ana Fernanda Mello e Oliveira Lima Cézar explica o aumento dos números em razão da cidade estar localizada à margem de duas importantes rodovias.
“Além disso temos muitas chácaras que promoveram eventos nos feriados que tivemos. Por isso, os novos casos são resultado de 10 a 12 dias atrás”, ressaltou a secretária, acrescentando que Capão Bonito registrou 10 casos positivos na segunda-feira (15) e outros 6 na quarta-feira (17).
Antes de encerrar, Nelson Elias parabenizou o trabalho das autoridades municipais da área de saúde e reforçou a necessidade do distanciamento social e do uso de máscaras.
Ele também anunciou que o Condersul passará a auxiliar o trabalho de divulgação dos informes sobre a pandemia, bem como das campanhas oficiais, e que os encaminhamentos da reunião serão repassados ao Conselho de Prefeitos, que foi representado na reunião pela prefeita de Guapiara, Jusmara Rodolfo Pássaro (Pixa).